O projeto é um desejo antigo da Marca de formar profissionais para atuar nas aulas
O Projeto Monitores surge da necessidade da Marca Produções Culturais de ampliar a rede de profissionais com embasamento prático e teórico para ministrar aulas de teatro no projeto Fábrica de Sonhos. Existe uma demanda muito grande destes profissionais, devido à escassez de formação aliada ao constante entendimento dos benefícios para a formação humana que o teatro é capaz de gerar. Prefeituras, escolas e comunidades estão compreendendo a importância da arte, e mais especificamente do teatro, como instrumento de educação e desenvolvimento humano, cultural e artístico. Obviamente este será o passo inicial que fomentará a busca de uma formação acadêmica em teatro. Será a porta de entrada para um desenvolvimento mais aprofundado.
A escolha dos monitores se deu através de um processo natural, uma vez que a maioria dos selecionados já está participando das aulas do projeto Fábrica de Sonhos, e atua nos projetos desenvolvidos pela Marca Produções Culturais. O critério principal foi a manifestação do desejo de desenvolver atividade docente, ou seja, experimentar com maior propriedade o ato de dar aulas de teatro. Para 2015 os monitores que irão atuar no projeto Fábrica de Sonhos são:
Angélica Stefan Ditadi,
Fernanda Araldi,
Roger Scapinello, que já atua como professor na cidade de Pareci Novo.
Os monitores terão sua formação através de leituras e resenhas de livros, planejamento e execução de aulas, intercâmbio com os demais monitores que compõem o projeto, observação de aulas, encontros metodológicos periódicos, e através da análise das aulas que será feita pelo coordenador do projeto Cassiano de Azeredo.


