IX Mostra de Teatro da Fábrica de Sonhos em Pareci Novo reuniu mais de 200 pessoas

Em Pareci Novo, aconteceu na última quarta-feira (dia 11) no C.T.G Charla Galponeira, a IX Mostra de Teatro e Dança realizada pela Marca Produções Culturais por meio do projeto Fábrica de Sonhos. O evento que acontece anualmente, reuniu três grupos das duas instituições que recebem as oficinas no município – “Criativos da Hora” e “Deixa eu te contar” da escola Beato Roque e “Rolando na Areia” da escola Catharina Fridolina Weissheimer – que apresentaram as peças A barba do Conde, Vida Fora da Gangue e No recreio, respectivamente.
Mais de trinta alunxs subiram ao palco e cerca de 200 espectadorxs prestigiaram as criações. O evento contou ainda com a ilustre presença do escritor Pedro Stiehl, que teve sua obra “Vida Fora da Gangue” encenada na noite. Em sua página no facebook ele relatou:

“(…) Os alunos do Cássio também colocaram em cena o livro “Vida fora da gangue”, numa performance que realmente emocionou a mim e aos presentes. Que apresentação! Que interpretação daquela moçada! Que entrega! O quanto trabalharam, ensaiaram, se doaram! E que lindo que ficou! A mim me resta agradecer por ter um livro meu transformado em peça de teatro enquanto estou vivo para ver. Não é pouca emoção. E dizer a eles todos, ao Cassio Azeredo e seus alunos o quanto eles me fizeram bem, o quanto eu lhes devo por tanto sentimento distribuído.”

Registro de Ana Stiehl

O processo de criação aconteceu durante as oficinas de teatro ministradas pelo professor/diretor Cássio Azeredo no decorrer do ano de 2019. Confira abaixo as sinopses dos espetáculos:

Grupo Criativos da hora – A barba do Conde – Beato Roque
Em Pocapaglia os habitantes são gente tranquila. Isso até que os animais do vilarejo misteriosamente começaram a desaparecer. Somente Massino, o mais ilustre dos Pocapaglienses, é capaz de desvendar este mistério. A barba do conde é uma fábula coletada por Ítalo Calvino com toques de conto policial, transformada em teatro pelo grupo Criativos da Hora.

Grupo Deixa eu te contar – Vida Fora da gangue – Beato Roque
Quatro amigos fundam um jornal na escola e a partir dele enfrentam os inúmeros problemas da adolescência, tantos os próprios, quanto os causados pela gangue do Druído, uma turma nada fácil de enfrentar. Tudo fico mais difícil ainda quando a Carlinha resolve passar para o lado do Druído, além de se envolver com drogas. O universo adolescente, o medo da solidão, as drogas, as gangues, os sonhos e a identidade desta faixa etária são revisitados em Vida Fora da Gangue. A montagem inspirada na obra homônima de Pedro Stiehl é contada de adolescente para adolescente.

Grupo Rolando na Areia – No recreio – Catharina Fridolina Weissheimer
O que pode acontecer em um recreio de escola? É o que os amigos de Clara vão descobrir quando partem para uma viagem até o Mont Park em busca do Zequinha, amigo imaginário que misteriosamente desapareceu. No recreio, trás a cena o resultado da mistura criança, recreio e imaginação.

O nosso agradecimento a todos que contribuíram, em especial a SMEC Pareci Novo, nossa parceira para a realização do evento.

Obs: O uso da letra “x” substituindo as vogais “a” e “o” no corpo do texto é uma forma de tornar a linguagem plural e expressar a neutralidade de gênero em nossos textos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *