9ª Edição do MOTIN reúne cerca de 200 alunos em Farroupilha

No ano de 2018 a Marca Produções Culturais, em parceria com a prefeitura de Farroupilha, realizou a 9º edição do MOTIN - Mostra de Teatro Independente, que reuniu quase 200 pessoas, a maioria alunos de teatro e dança do projeto Fabrica de Sonhos. Esta edição do evento aconteceu no dia 29 de setembro, das 9h da manhã às 22h, na escola Antonio Minella em Farroupilha/RS. Ao longo do dia, os alunos participaram de diversas atividades com interações culturais em que estabeleceram contatos com linguagens não habituais.

44509148_1802276359892794_8667280944341712896_n

Com o intuito de provocar os alunos a perceberem mais a sua volta e analisarem as suas ações e o quanto eles interferem no mundo, o MOTIN teve como tema principal PERCEBA MAIS. O evento iniciou às 9h, e para adentrar os portões da escola os arteiros tiveram que passar por um Corredor de Sensações. Com os olhos vendados, os alunos experimentaram “ver” por meio do tato, do olfato e da audição. Provocados com cócegas, cheiros, sons e sensações, os alunos conduzidos pelo grupo GFAC – Grupo Farroupilha de Artes Cênicas e pelo Speta un Poqtin, atravessaram o corredor da escola Antônio Minella e foram conduzidos até a quadra onde foi feita a abertura do evento. Logo após a recepção, os alunos assistiram um espetáculo de dança do grupo Art&Dança de Canoas. A performance revelou aos espectadores um forte discurso feminista, em que a mulher, agora empoderada, é a protagonista da cena e a ocupa espaços que antes não lhe eram possibilitados.

44526564_1802288473224916_6624120041916858368_n

Na sequência os alunos foram encaminhados para as oficinas: Slackline, Tecido Acrobático, Contato Improvisação, Parkour, Dança com Bambolês, Se Joga Palhaço, Criação de personagens e Hip Hop, compuseram a programação. Estas foram pré-escolhidas anteriormente por eles conforme a sua vontade em experimentar-se nessas áreas. Ao fim da primeira etapa de oficinas, os alunos foram encaminhados para o almoço, e depois desse momento de confraternização aconteceu a apresentação do ator Fábio Castilhos com o espetáculo “Palhaço Demasiado Palhaço’’, que por meio da linguagem Clownesca arrancou muitos sorrisos do público. Posteriormente, os alunos retornaram para as oficinas. No final da tarde os oficineiros das práticas de Slackline, Parkour e Tecido Acrobático fizeram demonstrações técnicas. A tarde encerrou com o espetáculo “Estado de Sítio”, encenado pelos alunos graduandos m teatro da UERGS – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Na cena, uma grande crítica social e política, um despertar para percebermos e acolhermos todas as formas de existências. Por fim os alunos se dirigiram ao Muinho Farroupilha, onde aconteceu a tão esperada festa de enceramento, com interações, brincadeiras e muita dança.

Confira as imagens do evento clicando aqui e para acessar o vídeo clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>