Não é fácil desenvolver qualquer atividade artística na atualidade. Em tempos em que a Inteligência Artificial nos convida a acelerar e automatizar tudo, encontrar pessoas que acreditam no afeto, na troca e no olhar sensível como ponto de partida para a criação é cada vez mais difícil e desafiador. Portanto um projeto de arte que existe (propondo exatamente isso) a 15 anos é motivo de orgulho e de comemoração.
A Fábrica de Sonhos completou 15 anos, e em 2025 desenvolveu três mostras de teatro, em três cidades diferentes: Montenegro, Farroupilha e Pareci Novo. Levou pra cena 81 alunos e alunas na cidade de Farroupilha, 75 na cidade de Pareci Novo, e 20 na cidade de Montenegro. Quase 200 crianças subiram ao palco, boa parte delas pela primeira vez, através desse projeto. O público estimado nas cinco noites de Mostras, foi de 1000 pessoas.
Quanto a produção artística, criamos 12 peças de teatro sendo elas:
Montenegro
- O homem mais azarado do mundo.
Farroupilha
- Ed Morte
- Manuel e Manuela
- O casaco encantado
- Dois Mundos
- O psicólogo e o Monstro
Pareci Novo
- A princesa e o canário
- O rei que não sabia de nada
- Uma história comum
- O que acontece fora da cena
- A verdadeira história dos três porquinhos
- A lenda do espantalho
Além da realização do evento presencial as mostras foram transmitidas ao vivo pelo youtube da Marca Produções Culturais, ampliando em muito o alcance e servindo como um registro para que os próprios alunos possam ter acesso em vídeo as suas produções. Toda a estrutura da Mostra tais como som, luz, maquiagem, projeção, figurinos e transmissão, foram providenciadas para que as Mostras pudessem acontecer da melhor maneira possível, já que os espaços de realização não são prédios teatrais, e sim espaços adaptados para as apresentações. Vale ressaltar que todas as Mostras foram realizadas sem a cobrança de ingressos, democratizando o acesso.
Você pode assistir as transmissões clicando aqui:
Mostra de Pareci Novo – 1º Dia
Mostra de Pareci Novo – 2º Dia
Mostra de Farroupilha – 1º Dia
Mostra de Farroupilha – 2º Dia
A Fábrica atualmente conta com a coordenação de Cássio Azeredo, que também é professor de teatro, além dos professores Maicon Mussoi e Lucimara Amaro Sútel.
São parceiros viabilizadores do projeto a ONG Amor e Caridade de Montenegro, a Prefeitura Municipal de Pareci Novo, através das escolas Beato Roque, Catharina Fridolina Weissheimer, José Pedro Mendel e Rui Ramos, bem como o Rotary Club de Farroupilha e as Escolas Antônio Minella, Padre Vicente Bertoni, e Ilza Molina Martins. Fecham o time de parceiros a Tramontina e o Instituto Bigfer.










