2ª Mostra de Teatro da Fábrica de Sonhos acontece dentro da programação da Feira do Livro de Triunfo

Após o sucesso da 1ª Mostra de Teatro do Projeto Fábrica de Sonhos, realizada na cidade de Triunfo nos meses de julho e agosto de 2023, os alunos se preparam para o seu segundo desafio: apresentar dentro da programação da Feira do Livro do município. Diferente da primeira mostra, que aconteceu em cada localidade (Barreto, Porto Batista, Vendinha e Triunfo), dessa vez a Mostra de Teatro acontece de forma centralizada, e todos os grupos terão o Teatro União como palco de suas apresentações.

As apresentações acontecem no próximo dia 09 de novembro nos três turnos, conforme cronograma:
10h15 – “O homem mais azarado do mundo”, grupo Bagunceiros do Dias, da Escola Gonçalves Dias (Vendinha)
10h55 – “Dois Mundos”, grupo Porto Artista, da Escola Jozué Machado dos Santos. (Porto Batista)
14h – “A Verdadeira História da Chapeuzinho Vermelho”, Grupo Pintinhos da Figueira, da Escola Manuel Luiz Kuhn (Barreto)
14h40 – “A menina que domava pesadelos”, Grupo Fazendo Arte por toda Parte, da Escola Cândido Justiminiano de Carvalho.
20h – “Estação Fanfa: sobre os desvios que a vida não fez”, Grupo Cena 1848 (Centro)

A Mostra de Teatro da Fábrica de Sonhos reúne as apresentações das peças teatrais criadas coletivamente pelos alunos, durante as oficinas desenvolvidas ao longo do ano. Nesta segunda edição, cerca de 80 alunos, divididos em cinco grupos, subirão ao palco para mostrar gratuitamente suas criações. As montagens e as aulas no Porto Batista, Barreto e Vendinha, tem direção do professor Maicon Mussoi, na Escola Cândido Justiminiano de Carvalho da Professora Rita Réus e no Teatro União do Professor Cássio Azeredo.

A 2ª Edição da Mostra de Teatro é parte do projeto de oficinas que acontece através da emenda impositiva nº 56/2022 de autoria do vereador Adriano Costa da Silva, conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Triunfo e é realizada pela Fundação Cultural Qorpo-Santo em parceria com a Marca Produções Culturais.


Quer saber mais sobre as peças?

• O grupo “Bagunceiros do Dias”, da Escola Gonçalves Dias, apresenta a peça “O homem mais azarado do mundo”. A narrativa nos conta um dia da vida de Celso, o nosso personagem principal. E acredite: já é o suficiente para conhecermos essa pessoa extremamente azarada. Esta comédia reúne contos de Luis Fernando Veríssimo, piadas, histórias pessoais e mais algumas mentiras inventadas especialmente para esta montagem.

• O grupo “Porto Artista”, da Escola Jozué Machado dos Santos, apresenta a peça “Dois Mundos”. A narrativa conta a história da Maria que se apaixona por Junior. Até aí tudo bem, se o Junior não fosse o menino mais lindo da escola, o mais desejado desde o pré até o nono ano, e a Maria, não fosse a Tortinha, a menina que é debochada por todos na escola. São mundos muito diferentes, mas que podem se encontrar.

• O grupo “Pintinhos da Figueira” vem nos contar a “Verdadeira história da Chapeuzinho Vermelho”. Nesta montagem, a paz de um pequeno vilarejo repleto de histórias e fantasia é abalada quando algumas ovelhas aparecem pintadas de vermelho. Todo o vilarejo vai precisar trabalhar junto para resolver esse mistério. O grupo da Escola Manuel Luiz Kuhn traz novos olhares aos personagens já conhecidos, com leve toque cômico e descontraído.

• O grupo “Fazendo Arte por toda a parte”, da Escola Cândido Justiminiano de Carvalho, nos conta a história da “menina que domava pesadelos”. Lavínia era uma garota que tinha um único desejo: ser médica igual ao pai. Mas na época em que vive, meninas vão para escola para aprender a costurar e cozinhar, e apenas os meninos aprendem ciências. Inspirada na obra de Ramson Rigs, a Menina que domava pesadelos é um convite para alterar padrões e não desistir dos sonhos.

• Fechando a Mostra de Teatro, o grupo “Cena 1848” apresenta “Estação Fanfa: sobre os desvios que a vida não fez”. Em 27 de janeiro de 1968, uma pequena comunidade no interior do município de Triunfo, foi palco do maior acidente ferroviário da história do Rio Grande do Sul. A colisão entre dois trens na Estação Fanfa, na localidade de Porto Batista, levou vidas, sonhos, e deixou uma marca da história das pessoas daquele local. O que acontece antes do final? Como eram a vida das pessoas que embarcaram ou não embarcaram no trem? Essas foram algumas das perguntas que motivaram a criação dessa narrativa ficcional que ganha a cena nesta criação.

SERVIÇO:

O QUÊ? Mostra de Teatro da Fábrica de Sonhos
QUANDO? 09 de novembro
ONDE? Teatro União, centro de Triunfo
QUE HORAS?
10h15 – “O homem mais azarado do mundo”, grupo Bagunceiros do Dias, da Escola Gonçalves Dias (Vendinha)
10h55 – “Dois Mundos”, grupo Porto Artista, da Escola Jozué Machado dos Santos. (Porto Batista)
14h – “A Verdadeira História da Chapeuzinho Vermelho”, Grupo Pintinhos da Figueira, da Escola Manuel Luiz Kuhn (Barreto)
14h40 – “A menina que domava pesadelos”, Grupo Fazendo Arte por toda Parte, da Escola Cândido Justiminiano de Carvalho.
20h – “Estação Fanfa: sobre os desvios que a vida não fez”, Grupo Cena 1848 (Centro)

ENTRADA: Gratuita
Mais informações: (51) 993345359

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *