Triunfo recebe a 1ª Mostra de Teatro da Fábrica de Sonhos no mês de Julho

Os alunos de teatro do projeto Fábrica de Sonhos, desenvolvido pela Fundação Cultural Qorpo-Santo e a Marca Produções Culturais, no município de Triunfo, se preparam para a primeira edição da Mostra de Teatro. O evento irá acontecer em quatro localidades do município ao longo do mês de julho. Todas as Mostras serão gratuitas e abertas a toda a comunidade.

As Mostras acontecem nos seguintes dias e locais, sempre as 20h.

  • 13/07 – Barreto – CTG Galpão de Campanha
  • 20/07 – Vendinha – Ginásio José Luís Hartmann (Sukita)
  • 22/07 – Centro de Triunfo – Teatro União
  • 01/08 – Porto Batista – Ginásio Waldomiro Kuhn

A Mostra de Teatro Fábrica de Sonhos reúne as apresentações das peças teatrais criadas coletivamente pelos alunos, durante as oficinas desenvolvidas ao longo do ano. Nesta edição, cerca de 70 alunos, divididos em quatro grupos, subirão ao palco para mostrar suas criações.

A primeira noite da Mostra será no Barreto, no dia 13 de julho, às 20h no CTG Galpão de Campanha. Neste dia o grupo “20 Pintinhos da Figueira” vem nos contar a “Verdadeira história da Chapeuzinho Vermelho”. Nesta montagem paz de um pequeno vilarejo repleto de histórias e fantasia é abalada quando as algumas ovelhas aparecem pintadas de vermelho. Todo o vilarejo vai precisar trabalhar juntos para resolver esse mistério. O grupo da Escola Manuel Luiz Kuhn, traz novos olhares aos personagens já conhecidos, com leve toque cômico e descontraído. Fecha a noite a exibição dos documentários “O mistério da desaparecida e outras histórias“ e a “Ponte do Barreto” integrante do projeto Histórias que nos contam: causos, contos e lendas  da região de Triunfo. 

A segunda noite da nossa Mostra, acontece na Vendinha, dia 20 de julho, mais precisamente no Ginásio José Luís Hartamann (Sukita). Às 20h os alunos do grupo “Bagunceiros do Dias”, da Escola Gonçalves Dias apresentam a peça “O homem mais azarado do mundo”. A narrativa nos conta um dia da vida de Celso, o nosso personagem principal. E acredite: já é o suficiente para conhecermos essa pessoa extremamente azarada. Esta comédia reúne contos de Luis Fernando Veríssimo, piadas, histórias pessoais e mais algumas mentiras inventadas especialmente para esta montagem.

Na noite será apresentado o documentário “O morro da Cabrita e outras histórias de ouro,” integrante do projeto Histórias que nos contam: causos, e lendas da região de Triunfo. 

A Mostra de Teatro continua, no sábado dia 22 de julho, no Teatro União, no centro da cidade de Triunfo que recebe o grupo “Cena Qorposantesca” com sua criação “Estação Fanfa: sobre os desvios que a vida não fez”.Em 27 de janeiro de 1968, uma pequena comunidade no interior do município de Triunfo, foi palco do maior acidente ferroviário da história do Rio Grande do Sul. A colisão entre dois trens na Estação Fanfa, na localidade de Porto Batista, levou vidas, sonhos, e deixou uma marca da história das pessoas daquele local. O que acontece antes do final? Como eram a vida das pessoas que embarcaram ou não embarcaram no trem? Essas foram algumas das perguntas que motivaram a criação dessa narrativa ficcional que ganha a cena neste dia.

Além da apresentação da peça, na mesma noite teremos o 1º recital do Coral da Fundação Cultural Qorpo-Santo, o Coral Integrasom e a exibição do documentário “Tragédia na Estação Fanfa”, integrante do projeto Histórias que nos contam: causos, contos e lendas da região de Triunfo. 

Fechando a mostra de teatro, é a vez de Porto Batista. O evento acontece no Ginásio Waldomiro Kuhn, no dia 01 de agosto às 20h. Os alunos do grupo “Porto Artista” da Escola Jozué Machado dos Santos apresentam a peça “Dois  Mundos”. A narrativa conta a história da Maria que se apaixona por Junior. Até aí tudo bem, se o Junior não fosse o menino mais lindo da escola, o mais desejado desde o pré até a oitava série, e a Maria, não fosse a Tortinha, a menina que é debochada por todos na escola. São mundos muito diferentes, mas que podem se encontrar nessa montagem que veremos no próximo dia 07 de julho. Ainda na mesma noite será apresentado o documentário “O lobisomem do Porto Batista e outras assombrações”, integrante do projeto Histórias que nos contam: causos, contos e lendas  da região de Triunfo. 

As montagens e as aulas no Porto Batista, Barreto e Vendinha, tem direção do professor Maicon Mussoi, e no Teatro União do Professor Cássio Azeredo, que deixa o convite: “convidamos a comunidade de Triunfo para que possam prestigiar este trabalho que faz a diferença no desenvolvimento de tantas crianças e jovens. A Mostra é esse momento em que a gente se encontra e leva até vocês uma experiência artística”, finaliza Azeredo.

A Mostra de Teatro da Fábrica de Sonhos é parte do projeto de oficinas que acontece através da emenda impositiva nº 64 de autoria do vereador Adriano Costa da Silva. Conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Triunfo e é realizada pela Fundação Cultural Qorpo-Santo em parceria com a Marca Produções Culturais.

SERVIÇO:

O QUE? Mostra de Teatro da Fábrica de Sonhos

QUANDO/QUE HORAS/ONDE?

  • 13 de julho, às 20h, no CTG Galpão de Campanha, em Barreto;
  • 20 de julho, às 20h, no Ginásio José Luís Hartmann (Sukita), na Vendinha;
  • 22 de julho, às 20h, no Teatro União, em Triunfo.
  • 01 de agosto, às 20h, Ginásio Waldomiro Kuhn, em Porto Batista;

ENTRADA: Gratuita

Mais informações: (51)993345359

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *