Fábrica de Sonhos inicia as aulas de teatro na cidade de Triunfo

A Marca Produções Culturais, através de uma parceria com a Fundação Cultural Qorpo-Santo, iniciou o Projeto Fábrica de Sonhos – Aulas de Teatro na cidade de Triunfo. Os encontros começaram nesta semana em três distritos e na sede do município, e alcançaram 70 pessoas.

As instituições parceiras do projeto são as Escolas Gonçalves Dias na Vendinha, Jozué Machado dos Santos em Porto Batista, Manoel Luiz Kuhn em Barreto, Escola Farroupilha em Triunfo (Centro), além da Secretaria de Turismo e Cultura, com a cedência do Teatro União. O projeto terá a duração de 10 meses, de agosto de 2022 até julho de 2023, e prevê, além das aulas, a realização de quatro Mostras artísticas nas localidades que sediam o projeto.

Sob a coordenação de Cássio Azeredo e tendo como ministrante, ele próprio e o professor Maicon Mussoi, as aulas acontecem uma vez por semana com duração de 1h30min por grupo. Ao longo das aulas o aluno passará por um processo de aprendizagem trabalhando sua expressão, seus sentidos, sua personalidade, sua criatividade e, sobretudo, sua consciência coletiva. Nos meses finais do projeto, cada grupo será convidado a montar uma peça de teatro com temáticas pertinentes ao município, principalmente com ênfase nas histórias levantadas pelo projeto “Histórias que nos contam, causos, contos e lendas da região de Triunfo”, que será apresentada gratuitamente nas Mostras artísticas realizadas nas comunidades.

“Este projeto é uma demanda antiga e muito esperada na comunidade. A terra de Qorpo-Santo precisa ter aulas de teatro acontecendo e as escolas do município são um campo fértil para esse desenvolvimento”, comenta Cássio Azeredo.

O projeto está sendo viabilizado financeiramente por meio de uma Emenda Impositiva, proposta pelo vereador Adriano Costa da Silva e aprovada pela Prefeitura Municipal de Triunfo.

“A Fundação Cultural Qorpo-Santo recebe pela primeira vez, em seus 14 anos, recursos municipais para realizar oficinas de Teatro, que entendemos ser uma das principais metas do nosso trabalho junto à comunidade triunfense. A descentralização das oficinas também faz parte de nossa meta, que começa se tornar realidade”, finaliza Odila Rubin de Vasconcelos, presidente da Fundação Cultural Qorpo-Santo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *