Sinopses dos espetáculos da III Mostra de Farroupilha

O psicólogo e o monstro

Todos nós guardamos a lembrança do eterno monstro que viveu em baixo de nossa cama ou dentro do armário. Alguns dizem que ele é apenas a representação dos nossos medos, a ameaça implícita do invisível, outros resumem a uma simples criação imaginária. Três crianças ao visitar o psicólogo, revivem situações peculiares com o monstro e até quem não esperava, reencontra o velho amigo. O psicólogo e o Monstro é uma peça divertida e surpreendente que explora o universo da fantasia e da criatividade infantil.

Ficar ou não eis a questão

“Ficar ou não? Eis a questão”, descreve o momento mais desejado, inesperado, sonhado, e preocupante da adolescência. O momento em que dois jovens resolvem ter uma relação afetiva sem compromisso e de natureza efêmera, ou seja: ficam. Luis Valdinei, o Valdi e Maria Isabel, a Mari nos dão um panorama das relações afetivas na adolescência.

A história de bepo formággio

A história de Bepo Formággio é uma narrativa criada a partir da junção de algumas histórias do folclore gaúcho e Italiano. Nossa inspiração inicial foram os contos de O Cavalo Verde de Luis Coronel e Amor Bandido de Suzana Capra, atriz do grupo. “Bepo” é um bom homem. Tem apenas um defeito: bebe além da conta e atrapalha toda a vizinhança. Até aí tudo bem, mas quando Bepo resolve ser infiel, sua esposa Dona Herondina precisa dar um jeito na situação.

Filhote de Cruz Credo

Fabricio era feio, “mais feio do que se possa desenhar”. E era por causa disso que os colegas na escola não o chamavam pelo nome, mas pelos apelidos mais diversos que se pode imaginar. Inspirado na história quase autobiográfica de Fabrício Carpinejar, trata da prática do bullying, essa implicância comum entre as crianças, que é narrada com humor, sem, no entanto maquiar a angústia que ela causa. Não é uma história triste. É, sim, a triste história alegre de um garoto que aprendeu a rir de si próprio e conquistou, no riso, o respeito dos colegas, além da menina mais bonita da escola.
 

Precioso Conceito

A narrativa conta a história da Maria que se apaixona pelo Junior. Até aí tudo bem, se o Junior não fosse o menino mais lindo da escola, o mais desejado desde o pré até a oitava série, e a Maria, não fosse a Tortinha, a menina que é debochada por todos na escola Precioso Conceito. São mundos muito diferentes, mas que podem tornarem-se um só.

Manuel e Manuela

A peça inspirada no texto Dois Corações e Quatro Segredos de Beto Andretta e Liliana Iacocca, conta a história de Manuel que foi separado de sua noiva Manuela, pelo coronel Zé das Botas. Para livrar sua noiva das garras da Morte, Manuel terá que enfrentar diversos perigos. A farsa poética infanto-juvenil utiliza no texto a linguagem em versos da literatura de cordel e trás a cena, diversos personagens fantásticos.

Vida Fora Da Gangue

Quatro amigos fundam um jornal na escola e a partir dele enfrentam os inúmeros problemas da adolescência, tantos os próprios, quanto os causados pela gangue do Druído, uma turma nada fácil de enfrentar. Tudo fica mais difícil ainda quando a Carlinha resolve passar para o lado do Druído, além de se envolver com drogas. O universo adolescente, o medo da solidão, as drogas, as gangues, os sonhos e a identidade desta faixa etária são revisitados em Vida Fora da Gangue. A montagem inspirada na obra homônima de Pedro Stiehl é a terceira montagem do GFAC e a primeira que se dedica ao público adolescente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *