O Grupo Farroupilha de Artes Cênicas (GFAC) nasceu em Farroupilha em 2009 e desde lá, realiza atividades ininterruptas na cidade e região. O grupo recebe anualmente alunos/artistas vinculados ao projeto Fábrica de Sonhos (projeto de Teatro Educação da Marca Produções Culturais) e também interessados em iniciar um processo de pesquisa e criação em teatro.
Neste ano, pelo menos 12 alunos/artistas devem se juntar ao grupo, e desenvolver uma nova montagem que estreia em novembro de 2018. Além de experimentar um processo criativo em teatro, os integrantes do grupo desenvolvem trabalhos na área da produção cultural e iluminação, realizados pela Marca Produções Culturais.
Em 2017, o grupo integrou o elenco do espetáculo Caravaggio: uma história de fé, apresentado em frente ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, projeto que deve continuar em 2018.
O grupo
GFAC – Grupo Farroupilha de Artes Cênicas é um coletivo teatral vinculado ao projeto Fábrica de Sonhos da Marca Produções Culturais. Situado na cidade de Farroupilha, o grupo tem por objetivo iniciar a formação de atores além de desenvolver montagens teatrais fundamentadas em processos de pesquisa. O grupo experimenta linguagens teatrais diversificadas em cada montagem e dialoga com conceitos da produção contemporânea. O grupo é vinculado á Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Farroupilha e possibilita o ingresso de atores que já desenvolvem um trabalho em uma das outras unidades que o projeto Fábrica de Sonhos atua na cidade. A direção é de Cassiano Azeredo.
Histórico
O grupo iniciou suas atividades no início de 2009. Neste ano desenvolveu um processo de treinamento que resultou na montagem da peça O Pequeno Príncipe, adaptação da obra de Aintoine de Saint-Exupéry. O segundo trabalho, Aquele que diz sim ou não, a partir da Obra de Bertold Brecht, proporcionou ao grupo um novo desafio: mergulhar no universo teatral de Brecht. Essa montagem ficou em cartaz por dois anos e participou dos principais festivais de teatro amador do estado, recebendo 25 premiações. Em seu terceiro trabalho o grupo experimentou a criação cênica a partir de textos literários com a obra Vida Fora da Gangue, inspirado no romance homônimo de Pedro Stiehl. Esta montagem, que ficou em cartaz por dois anos, foi a primeira desenvolvida pelo grupo direcionada ao público adolescente. A peça circulou o estado do RS, inclusive com o próprio autor presente em grande parte das apresentações. Em 2014, o grupo dedicou-se a um treinamento sobre o trabalho do ator, recolheu-se em processo de pesquisa que reverberou na montagem Il Gran Spetacolo Favole, em parceria com o Teatro do Clã. A peça ganhou o edital Farroupilha Cultural e apresentou nos bairros da cidade, além de algumas apresentações pelo estado. Nos anos de 2015 e 2016, com o elenco renovado, o grupo apresentou sua primeira comédia, intitulada Dionisius. A peça revisita o mito dionisíaco e suas peripécias pelo mundo em fuga de sua madrasta a deusa Hera. Em 2017, o grupo se dedicou, novamente em parceria com o Teatro do Clã, à montagem Caravaggio: uma história de fé, primeira representação cênica realizada em frente a um dos maiores santuários religiosos do Brasil, o Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio em Farroupilha.



O grupo na apresentação da peça Apresentação da peça Caravaggio uma Grupo GFAC em treinamento Dionísius (Foto Ana Lautert) história de fé (Foto Neimar De Cesare) (Foto Fernanda Araldi)