Depois de um ano de preparação, montagem de cenografia, figurino e trilha sonora do espetáculo, Il Gran Spettacolo Favole está prestes à estrear. Os atores e músicos do Teatro do Clã estão prontos para levar as suas fábulas à população de Farroupilha. A obra, inspirada nos contos do escritor italiano Ítalo Calvino, será apresentada em quatro noites de maio e junho e promete fazer o público rir, cantar, se emocionar e, quem sabe, relembrar alguma destas ou de outras histórias. O grupo aprovou recursos junto ao Fundo Municipal de Cultura de 2015 e agora, em forma de arte, devolve para a comunidade o apoio recebido.
Segundo um dos atores e produtor da peça, Cassiano Azeredo, Favole é muito especial para cada uma das pessoas que atua nele, já que o trabalho contínuo e, em conjunto, resultou em uma peça que superou as expectativas de todos. “Está chegando a hora de dividir nossa criação com o público, e esse é um momento muito importante para quem trabalha com arte. Esperamos criar belos encontros e queremos que as pessoas se sintam
especiais ao assistir”, afirma.
A parceria com Tiago Daiello, da Escola Pública de Música de Farroupilha, deixou o resultado final ainda mais atrativo para os espectadores. A trilha sonora do espetáculo será feita ao vivo por músicos e os próprios atores, que também contarão as suas histórias em forma de canção. “Será uma peça rápida, popular e divertida. Um teatro como aquele que se fazia em carruagens na idade média, no centro de praças lotadas, em feiras, um teatro que, para ser visto, precisou ser exuberante e intenso, ao mesmo tempo mantendo sua simplicidade temática e narrativa”, comenta Francisco Gicik, diretor da peça.
Diferente da maioria dos espetáculos que ocorrem em Farroupilha, Favole não será apresentado no Centro da cidade, mas sim em três bairros e em um distrito. Azeredo enfatiza que as apresentações descentralizadas são fundamentais para quem pensa em democratização do acesso à cultura. “Apresentar-se no bairro, é ir de encontro a uma parcela da população que não está acostumada a apreciar atrações artísticas, e isso torna nossas ações ainda mais especiais”, completa.
As fábulas de diferentes regiões da Itália, pesquisadas por Calvino, remetem à uma tradição e cultura que podem instigar a memória de quem assistir, já que a maioria dos farroupilhenses são descendentes deste país. “A fábula constrói um mundo próprio, não acontece no passado – na Itália do século XV, por exemplo –, para ela é sempre hoje. As fábulas são verdadeiras. As lições são atuais. Assim, para o contador, contar não é representar um passado distante mas conduzir a audiência em uma viagem ao mundo fantástico da história”, comenta Gick.
Nos dias anteriores aos das apresentações, serenatas de anunciação ocorrerão nos mesmos bairros do evento. Os atores e músicos estarão nas comunidades cantando, apresentando pequenas cenas do espetáculo e já anunciando a apresentação que acontecerá no dia seguinte. Nos meses que antecederam a peça, o Teatro do Clã realizou oficinas de teatro e transbordamentos cênicos nas escolas públicas de Farroupilha para promover a cultura junto dos alunos.
Em caso de chuva as apresentações serão reagendadas
Datas das apresentações:
15 de Maio, Bairro Industrial
21 de Maio, Nova Milano, no Entrai
28 de Maio, Bairro São José
04 de Junho, Bairro 1º de Maio