Depois de percorrer o estado e algumas cidades do Brasil e Uruguai com a peça “O Rei Cego”, o Teatro do Clã retoma as atividades e volta suas atenções para Farroupilha. Em um novo momento, o grupo desenvolve processos de pesquisa e criação em teatro. Este ano, a partir de recursos do Fundo Municipal de Cultura (FMC), o Clã iniciou a criação de um novo trabalho, Il Gran Spetacolo Favolle, peça baseada em fábulas italianas com estreia prevista para 2016 na cidade.
O ator e produtor da peça, Cassiano Azeredo, destaca que este é um novo grupo que experimenta uma nova criação. “Apesar do nome e de alguns princípios que norteavam o Clã continuarem existindo, essa montagem tem suas prerrogativas, suas questões que reverberam diretamente na forma de pensar o próprio grupo. Ao mesmo tempo em que é um novo momento de criação, a maioria das pessoas que estão agora, participavam dos processos anteriores. Neste sentido, temos uma continuidade”, afirma.
Para o Teatro do Clã, os recursos do FMC permitem a consolidação de um desejo antigo do grupo, o de construir espetáculos com encenadores convidados. A peça Favolle tem direção de Francisco Gick, ele aponta os primeiros passos do trabalho. “O processo de criação é também a criação de relações de criação, ou seja, a gente não assume os papéis reservados, a priori, para atores, atrizes e diretor, a gente está atrás de algo diferente e, pra chegar ao novo, buscamos trilhar caminhos ainda não explorados. Nesse momento é importante ter dúvidas, é importante não conhecer o caminho, se jogar no vazio”, comenta Gick.
Il Gran Spetacolo Favolle
“Teatro é enlevo, evento, encontro. Estamos falando de um teatro feito para o público, popular. Um teatro como aquele que se fazia em carruagens na idade média, no centro de praças lotadas, em feiras, um teatro que, para ser visto, precisou ser exuberante e intenso, ao mesmo tempo mantendo sua simplicidade temática e narrativa”. A declaração do diretor remete ao que o grupo está preparando para o público farroupilhense.
O espetáculo está sendo desenvolvido a partir das fábulas de diferentes regiões da Itália que foram pesquisadas e registradas pelo escritor italiano Italo Calvino. Essas fábulas fazem parte de uma memória cultural, de um imaginário coletivo, que segue pulsando em nós apesar da passagem das gerações. “Favolle será um espetáculo divertido, rápido, popular. Além disso, tem muita invenção no trabalho, certamente o público não vai encontrar uma peça de teatro comum. Estamos criando um belo espetáculo que será uma contribuição importante para a cultura de Farroupilha”, finaliza.
Os quatro locais das apresentações de Il Gran Spetacolo Favolle serão na Praça da Igreja Matriz, Praça do campo de futebol do bairro São José, Salão da comunidade do bairro Industrial, Largo da igreja do bairro 1º de Maio. “Certamente o público não vai encontrar uma peça de teatro comum. O processo tem sido muito rico e prazeroso, sei que o resultado também será”, finaliza.