Estamos felizes e orgulhosos com o resultado que alcançamos com o espetáculo Caravaggio: uma história de fé. E não só a gente, mas também as mais de 1500 pessoas que estiveram presentes nas duas noites de apresentação e saíram de lá encantadas com a encenação. E não era pra menos.
A trilha sonora executada ao vivo por Eder Bergozza e Cibele Tedesco nos conduziu para dentro da história, além de nos presentear como uma versão linda do hino à Nossa Senhora de Caravagggio.
A cenografia foi feita a muitas mãos. Além de ser funcional, com carroças que se transformam em casas com portas, ela compõe com os espaços da história e dialogam muito bem com o Santuário – que é quase um personagem dentro da encenação.
A iluminação, desenhada por Casemiro Azevedo, é repleta de sombras e contrastes que definem bem o que nos mostram, e principalmente o que nos escondem. O uso da cor tem escolhas impactantes que colaboram para conduzir a narrativa.
Os figurinos desenhados por Raquel Cappelletto e executados por Juraci Campanholo são cuidadosos nos detalhes e funcionais na cena.
O texto escrito por Francisco Gick é extremamente humano, e evidencia questões importantes como a valorização da mulher e a importância de desenvolvermos uma cultura da paz. É o amparo que sustenta e orienta os demais elementos da encenação.
O trabalho coreográfico feito por Jenifer Bonho e suas intérpretes criadoras é sensível e potente, trazendo leveza para cena.
O elenco composto por atores e atrizes de diferentes idades é um destaque a parte. Comprometido e eficiente, deram vida a Joaneta, Francesco, nossa Senhora e aos moradores do povoado de Caravaggio.
A direção cênica, feita por Fabio Cuelli e Cassiano Azeredo, é sensível e eficiente. Fábio compõe junto com o elenco e os conduz sensivelmente para gerar imagens, cenas e diálogos potentes e poéticos.
A direção geral feita por Cassiano Azeredo dá o tom da concepção do espetáculo e amarra os elementos da encenação, como se pudéssemos abrir uma janela na história e enxergar um pequeno vilarejo lá na Itália.
Tudo isso sob a produção geral e também a produção técnica feita pela equipe cuidadosa da Marca Produções Culturais.
Além destes temos a operação de som de Igor Mertz, o desenho de áudio feito por Vanderson Bassani, a montagem geral feita por Maicon Mussoi e Vladimir Boeira, a Maquiagem desenhada por Mika Amaral, a gestão de redes pela Dani Zini, a Divulgação feita pela Apura Conteúdo, a criação visual feita por Tiago Gasperin, assessoria de produção feita pela Camila Chaparini, registros fotográficos feitos pela May Lima, e os registros em vídeo feito pelo Igor Rosa. A todos estes, fica o nosso agradecimento por tanto carinho e dedicação a esse projeto.
Aos apoiadores da Escola Antonio Minella, Rotary Club Farroupilha, Amora Produções, Miseri Coloni e Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio Farroupilha-RS, a certeza de que não seria possível sem a ajuda de vocês.
E aos nossos patrocinadores, Bigfer, Todeschini, Instituto Elisabetha Randon e Tramontina, o nosso agradecimento por serem empresas sensíveis com a cultura.
Fica ainda, nossa gratidão a cada um que colaborou com esse trabalho. Certamente é uma construção feita a muitas mãos. Que venham os novos encontros!
“Caravaggio: uma história de fé” é realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91) – Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil: União e Reconstrução.